Dicas

Turismo Rural: Por que é Tão Importante?

Hoje em dia há muitas formas de faturar e enriquecer com trabalhos dignos e vantajosos. O ecoturismo vem se desenvolvendo de uma forma, que muitos especialistas apontam como um grande investimento.

O ecoturismo pode ter elementos urbanos, como estilo e gestão do desenvolvimento, mas a localização e as atividades são geralmente centradas no campo.

As férias devem representar a cultura, a história e a paisagem daquela região específica. Existem muitos benefícios econômicos e sociais definidos para a região, quando o turismo rural é bem administrado.

 Veja as principais vantagens de se ter um ecoturismo em sua região.

 

 Benefícios do Turismo Rural 

Acredita-se que para o turismo ser verdadeiramente rural, ele deve corresponder à percepção de ruralidade a que os turistas se agarram quando pensam em fazendas no campo. 

O turismo rural atrai ao lugar pessoas com certos ideais, o que significa que o problema do êxodo rural pode ser enfrentado de forma mais eficaz. Sem contar que essa migração interna pode ser ainda mais incentivada. 

 

 Da Cidade para o Campo

Esta desurbanização contribuiu para o crescimento, trazendo empresários habilidosos e experientes para essas áreas rurais e permitindo-lhes usar suas ideias e capital e desenvolver a região como um local turístico lucrativo com benefícios para residentes e visitantes.

Um elemento importante disso é o desenvolvimento sociocultural, algo que se verifica nas áreas regionais que abraçam este património rural e fomentam o orgulho local que tem tornado a ruralidade percebida mais uma realidade.

 

 Revitalização de Culturas

O turismo tem muitos impactos sociais positivos, um dos quais é que as áreas rurais são incentivadas a compartilhar suas tradições e costumes com as pessoas que vêm visitar a área.   

Isso estimula a renovação e preservação das tradições, costumes e ofícios. O turismo rural incentiva o turismo cultural e o intercâmbio cultural.   

Muitas pessoas de diferentes destinos viajarão para as áreas rurais para passear, oferecendo a moradores e turistas a oportunidade de se conhecerem e aprenderem mais sobre suas culturas. 

  O que Fazer para Atrair mais Turistas

O turismo inclui várias atividades turísticas, como caminhadas, cavalgadas, viagens de caravana, turismo automotivo, visitar pequenas vilas e suas histórias, passeios de bicicleta, férias de aventura e acampamento.

Pesca, natação, turismo fluvial, canoagem, caiaque, windsurf, barco a motor, vela são alguns exemplos de atividades náuticas no turismo rural.

No meio rural existe uma variedade de atividades desportivas de turismo rural, como a escalada, a orientação rural e a caça.

Atividades relacionadas à saúde, como treinamento físico, exercícios com obstáculos e spas termais são atividades populares de turismo rural. Muitos turistas viajam para áreas rurais com o único objetivo de melhorar a saúde por meio de atividades relacionadas ao turismo.

 

 Turismo Rural: 2 Destinos Incríveis 

Vassouras RJ: Localizada na região do Vale do Café, no Rio de Janeiro, Vassouras era conhecida no século 19 como a cidade dos barões do café, o que a torna o lugar perfeito para saber como viviam esses poderosos homens naquela época. A área rural de  possui muitas fazendas visitáveis, sendo as principais delas Cachoeira Grande, de 1820, com antiguidades e objetos como um piano alemão de 1803.

Bento Gonçalves RS: A fama de Bento Gonçalves está geralmente associada ao Vale dos Vinhedos, onde são produzidos alguns dos rótulos de vinhos mais conhecidos do Brasil. Porém, a cidade também possui uma forma de valorizar e preservar a cultura dos imigrantes italianos que colonizaram a região: os Caminhos de Pedra. A estrada de 12 km, considerada patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, reúne mais de 50 propriedades transformadas em diversas atividades comerciais, geralmente administradas por descendentes desses imigrantes.