Dicas para viagens aéreas fáceis
Não há como negar que se tornou cada vez mais difícil voar sem ter problemas com o aeroporto ou com as companhias aéreas. Agüentar a fila no posto de controle de segurança em alguns aeroportos é suficiente para deixar alguns passageiros de mau humor. No entanto, apesar de todos os inconvenientes que vêm com o vôo, é uma necessidade. Existem várias coisas que podem ser feitas para tornar o voo mais fácil e sem complicações, e tudo o que está envolvido é um pouco de bom senso e planejamento.
1. Chegue cedo ao aeroporto
Chegar cedo ao aeroporto é um acéfalo, especialmente quando as companhias aéreas dizem aos passageiros para chegarem pelo menos duas horas antes do horário de partida do voo. No entanto, há muitas pessoas que se recusam a atender a esse pedido e chegam ao aeroporto apenas alguns minutos antes do horário de partida de um voo. Se houver uma fila no balcão de check-in ou na segurança, isso pode criar uma situação muito estressante. Não apenas o voo pode ser perdido, mas um novo voo deve ser reservado, e os passageiros provavelmente terão que viajar em espera em um voo posterior sem garantia de assento até o último minuto.
2. Faça um voo matinal.
Sair em um voo cedo não significa necessariamente que um voo às 4h deve ser escolhido. No entanto, os voos que partem logo pela manhã são menos propensos a se atrasarem e são menos propensos a serem afetados por problemas climáticos em todo o país e/ou outros aviões que podem atrasar em outros aeroportos. Além disso, se por algum motivo o primeiro voo do dia for cancelado ou atrasado, provavelmente haverá vários outros voos ao longo do dia que, se necessário, poderão ser realizados.
3. Tente não voar durante a “hora do rush”
Aeroportos, como rodovias, têm horários de pico. Normalmente, a hora do rush pela manhã é das 8h30 às 10h e à tarde das 16h30 às 18h30. Essas são as horas em que os aeroportos estão mais cheios de pessoas esperando por voos. Multidões significam filas mais longas nos pontos de verificação de segurança, mais pessoas nos banheiros, mais pessoas esperando nas filas dos restaurantes e mais pessoas ocupando assentos nas áreas de espera. Voar fora do horário de pico do dia pode aliviar a necessidade de ficar em filas e sentar com multidões.
4. Tente fazer voos sem escalas
Obviamente, quando um voo sem escalas é feito, há menos risco de atraso. Tanto a decolagem quanto a aterrissagem levam um pouco de tempo, portanto, é recomendável evitar ter que fazer isso duas vezes. Sempre haverá destinos em que um voo direto não está disponível, mas há muitas cidades onde os voos diretos são tão comuns quanto os que param. Pode até valer alguns dólares extras para reservar um voo sem escalas para evitar problemas desnecessários e a possibilidade de atrasos.
5. Reserve Conexões com Tempo Suficiente
Se um voo sem escalas não estiver disponível para o destino desejado, certifique-se de agendar tempo suficiente entre os voos. Quando as companhias aéreas reservam voos, geralmente têm um requisito de escala de 30 ou 45 minutos entre as conexões. No entanto, isso geralmente não é tempo suficiente se o voo original chegar atrasado. Para evitar esse estresse, tente agendar voos de conexão com pelo menos uma hora de folga entre o horário de chegada do primeiro voo e o horário de partida do voo de conexão.